CríticasSéries

Titãs | 4ª temporada marca fim da série

Titãs se encerra em sua quarta temporada e vamos falar um pouco do que achamos.

Por que esta é a última temporada?

Titãs foi lançada em 2018 como conteúdo original do sistema do início do streaming da DC. Conteúdo este, vinculados à HBO nos Estados Unidos após seu encerramento no Brasil. Disponibilizada pela Netflix em Junho como uma série que tinha grande potencial dado o amor dos fãs pela equipe, mas que isso não foi suficiente para garantir o engajamento em prol dos pontos negativos.

| Succession – Um encerramento com chave de ouro

Ainda assim, o motivo do encerramento da série não se deu por motivos de baixa audiência. Mas sim por causa da onda de cancelamentos que várias produções estavam sofrendo após a aquisição da Warner pela Discovery. Por isso, os criadores da série decidiram encerrar a história em seu quarto ano. Ou seja, para garantir que seus personagens não teriam a história interrompida por motivos externos. Patrulha do Destino também terá fim após a quarta temporada.

Sobrevivendo em meio ao caos

Nas três temporadas anteriores de Titãs, a narrativa tem um início ótimo, mas que não se sustenta ao longo da temporada, de maneira que o roteiro fica desgastado e trivial. Não foi diferente para a quarta e última temporada. No quarto ano da série, os arcos de muitos personagens transbordam vazio, revelando uma constância conturbada que contrasta com sua grandiosidade oculta.

Contudo não é uma sopa de defeitos. Há qualidades que podem ser destacadas, como os trajes da equipe (alguns evoluindo mais que outros). Além disso, o foco em uma narrativa única, ainda que fraca, para a temporada (diferente do que foi visto no segundo ano). A simplicidade sobre a qual a série se apoia incomoda na mesma medida que agrada, pois mostra a consciência da produção em relação a saber se tratar de uma produção B, mas que esbarra na preguiça do roteiro para a resolução de problemas e arcos que poderiam ser trabalhados de maneira mais digna dos personagens.

Titãs | 4ª temporada marca fim da série

Futuro da equipe

Para a série, é o fim da equipe, definitivo. E as últimas cenas deixam isso claro. Contudo eu não posso ser negligente com o fato de que eu gostaria de ver esse elenco de volta aos seus papéis, mas melhores inseridos no futuro universo da DC. Acredito que seja uma possibilidade considerável. Mesmo que improvável, para uma possível aparição da equipe no DCU em construção por James Gunn.

A 4ª e última temporada de Titãs já está completa na Netflix.

Deixe uma resposta