2ª temporada O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Review
2ª Temporada O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Como o caos foi instaurado na Terra-Média!
Ambientada vários e vários anos antes dos acontecimentos dos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, a série mostra como Sauron e sua força sombria manipulou os povos da Terra-Média com os anéis criados nas forjas para cada povo, de forma a conseguir dominar tudo.
Foco em arcos
Enquanto a primeira temporada da séria apresenta muitos personagens e arcos diferentes, que podem ou não se cruzar ao longo na história, a segunda temporada tem um foco mais bem definido quanto ao que quer contar. Numenor e o Istar (nomeada após o término da temporada) e companhia – são dois braços da história que são pouco desenvolvidos. Ao passo em que os arcos dos elfos e anões passam por várias reviravoltas, com Galadriel, Elrond, Durin, Disa, Celebrimbor, e, claro, Sauron.
A mão de Sauron se estende sobre a história, manipulando os acontecimentos. Ou seja, seguindo o seu antagonismo e os impactos catastróficos que suas ações terão sobre todos. Um artifício que faz sentido para um universo já bem expandido e uma mitologia já consolidada, permitindo que o roteiro consiga ter um pouco mais de liberdade também para explorar as diversas criaturas que o mundo de Tolkien tem.
Visual impressiona
Justificando o valor absurdo da produção da série, é inegável que sua estética é de se admirar. Olhando não apenas para os efeitos especiais, mas também, e talvez principalmente, para os efeitos práticos cada vez mais escassos em produções cinematográficas e para televisão. Cenários construídos e ambientações muito bem escolhidas transportam a história para o universo fictício criado há muito tempo nos livros.
Mas além do espaço, há de se destacar também cabelo e maquiagem no elenco, caracterizando-os de maneira que a fantasia preenche cada espaço da série. O figurino também é lindo e bem discernível de povo a povo. Desde material até estética e adornos, servindo também para evidenciar classes e funções dentro da sociedade de cada povo. Os aplausos ecoam por este trabalho tão bem feito.
História parada?
É reclamação de muitas pessoas que tanto a primeira temporada quanto os filmes dos anos 2000 apresentam um ritmo muito lento, e que muitos o julgam como “arrastado”. Eu particularmente nunca fui um adepto desse sentimento, e digo que a série consegue equilibrar os seus momentos de calmaria com tramas intrigantes, momentos de tensão com ameaça constante do mal à espreita, e momentos de puro caos em grandes batalhas. E nessa temporada isso se torna mais perceptível, a dosagem da sua história de maneira que nenhuma cena perde o propósito.
Um universo rico, que não tem, e não pode ter pressa para ser apresentado e desenvolvido. O ritmo que a série apresenta hoje é o ideal para funcionar bem com o seu formato de poucos episódios lançados semanalmente. Uma escolha inteligente para uma série que se aperfeiçoa ainda mais.
Em suma, a 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está completa e disponível no Prime Video!
Pingback: DEVS | Thriller de ficção científica criado por Alex Garland - Pipocando Notícias
Pingback: The Walking Dead | Novas imagens do fim da décima temporada - Pipocando Notícias