“BABENCO” inicia crowdfunding para campanha no Oscar
A saber, o documentário é o escolhido pelo Brasil para concorrer a uma vaga de Melhor Filme Internacional. Filme também está inscrito para concorrer a Melhor Documentário na premiação.
“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, iniciou uma campanha de crowdfunding para sua campanha do Oscar. O filme é a indicação do Brasil para concorrer ao Prêmio da Academia de Melhor Filme Internacional, mas tem ainda que passar pela shortlist de 10 selecionados dia 09 de fevereiro e pela lista de 05 indicados dia 15 de março. Nessa primeira fase filmes de 92 países foram inscritos. O filme também está inscrito para concorrer na categoria de Melhor Documentário.
A meta inicial da campanha é de R$200.000,00 até dia 31 de janeiro e a segunda é de R$350.000,000. Os coprodutores Globo Filmes e Canal Brasil e os apoiadores Globo, Itaú e SpCine também ajudam no investimento da campanha. Os produtores também pediram ajuda do Governo Federal (via Ancine) mas até agora não receberam uma aprovação. Diferente de outras categorias, a votação para Melhor Filme Internacional aberta para todos os membros da Academia, independente da nacionalidade ou ramo do artista. É necessário, porém, que o membro se inscreva em uma comissão especial para poder ter acesso aos filmes concorrentes na plataforma da Academia.
Custos
Os custos para participar de uma competição deste porte para uma forte campanha publicitária para o filme ser visto e ser votado sem um grande estúdio por trás, pode passar de 200 mil dólares na primeira fase.
O filme estreou nos cinemas do Brasil dia 26 de novembro e atualmente está disponível nas plataformas de streaming NetNow, Looke, Vivo Play e Oi Play. O longa traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida.