CríticasFilmes

Entre Mulheres | A trágica história indicada ao Oscar

Indicado ao Oscar 2023 nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, Entre Mulheres adapta a história verdadeira de mulheres que foram abusadas sexualmente pelos homens de sua comunidade. Os homens utilizavam tranquilizantes de vacas nas mulheres durante a noite para abusar delas enquanto elas dormiam. Sem direito a estudo e vivendo sob uma religião extremamente machista. Era dito às mulheres que suas histórias não passavam suas “imaginações férteis”, e seus machucados com os quais elas acordam eram punições de entidades ruins. Crianças de 4 anos e idosas foram vítimas das atrocidades dentro da comunidade.

| Batem à Porta – Selo Shyamalan de qualidade

Indicação do roteiro ao Oscar

Felizmente o roteiro é maduro o suficiente para não mostrar tais cenas de abuso. O foco aqui são as consequências e a abordagem das mulheres perante a exposição da real situação de todas. Cada uma mostra sua perspectiva sobre dilema entre ficar e lutar pelos seus direitos, ou partir para outro destino e abandonar os homens que lhes fizeram mal.

Suas diferentes personalidade, opiniões e idades formam um contraste muito interessante de se assistir. Vemos a inocência das crianças ali presente, a amargura e revolta nas adultas, e a calma das idosas, onde todas tem voz e são ouvidas. O filme se sustenta pelos diálogos, pelobrainstorm feito pelas vítimas, bem como pela cadeira que a religião ocupa na discussão. Ainda que eu não tenha certeza de que isso seja suficiente para garantir a estatueta do Oscar, certamente a indicação foi merecida.

Entre Mulheres - A trágica história indicada ao Oscar - Pipocando Noticias

O elenco

Todas as mulheres tem uma química excelente e caótica. Jessie Buckley está fantástica nesse filme e merecia uma indicação pela sua performance aqui. Um segundo nome que chama atenção é Claire Foy que, assim como Buckley, tem seus momentos para brilhar e faz ótimo uso de cada minuto de tela que possui. Com alguns curtos e excelentes monólogos, as duas atrizes se destacam das demais ao ponto de esquecermos que a gigantesca Frances McDormandtambém está no elenco, visto que seu tempo de tela é menor até mesmo que uma cena pós-créditos dos filmes de super-heróis.

Merece a indicação a Melhor Filme no Oscar?

A fotografia é linda. Quando aliada ao figurino e a todo o design de produção, nos transporta para a comunidade isolada na qual as mulheres foram vítimas. O mais chocante é saber que não se trata de um filme de época, toda a história ocorreu por volta de 2010.Porém, o filme consegue fazer com que o espectador se sinta de fato parado no tempo, bem como as pessoas que habitam aquela região.

Ainda que não tenha nenhum abuso em tela, me sinto obrigado a alertar em relação a possíveis gatilhos. Caso você não se sinta confortável com esse tema, talvez este não seja um filme indicado para assistir. Não falo de desconforto como já foi visto com muitas produções recentes, mas sim do tema e da história em si.

O filme é bom, tanto em questões técnicas como em relação ao elenco. Mas melhor filme? Tinha opções melhores.

Deixe uma resposta