CríticasFilmes

Mergulho Noturno | Crítica

Filme ‘Mergulho Noturno’ é uma tentativa de terror que sai pela culatra.

| Sem Ar – Crítica

Mergulho Noturno é uma adaptação de um curta-metragem de terror de mesmo nome. Produzido pela Blumhouse, o diretor do curta, Bryce McGuire, retorna com a sua produção agora no formato de um longa-metragem.

Terror … Ou será que não?

Por mais que o filme se identifique como um terror e de fato tenta trazer elementos do gênero, ele mais parece um suspense previsível (aparentemente isso é possível) que um terror.

Sem transmitir qualquer medo, sem jump scares que funcionem, sem urgência do perigo dos personagens… O filme parece ficar na zona de conforto de filmes de terror anteriores com nítidas referências a eles, como por exemplo, It – A Coisa (2017), esquecendo da originalidade necessária para se destacar no cinema. Dessa forma, passa de forma despercebida e esquecível pelas telonas, como sendo um filme genérico em vários de seus aspectos.

Atmosfera técnica

Apesar de ter um roteiro muito fraco, há pontos em que o filme parece funcionar e saber o que quer fazer. O conjunto fotográfico é muitas vezes agradável e, aliado à trilha sonora, consegue trazer um ar um pouco mais sombrio para o longa.

O jogo de câmera é bem competente quando coloca o filme como sendo em primeira ou segunda pessoa, colocando o espectador, respectivamente, nos personagens ou ao lado deles. Artifício que poderia ser muito mais utilizado.

Filme 'Mergulho Noturno' é uma tentativa de terror que sai pela culatra.

Montanha-russa de atos

O filme tem um início bem clássico, mostrando já de imediato o perigo sobrenatural que os futuros personagens enfrentariam, mas segue um ritmo lento e calmo na maior parte do tempo. Ainda assim, e talvez exatamente por isso, o terceiro arco do filme se destaca. É o momento de maior (o único talvez) urgência, de tensão, e que instiga a curiosidade para saber o desfecho. Mas apenas a curiosidade, pois o filme dificilmente consegue conquistar o público com tudo mostrado antes.

E mesmo tendo m terceiro ato que chama atenção dentro do filme, o final é mais um deslize pra conta. Seria um momento onde se poderia ousar, mas há a nítida preferência, novamente, pelo confortável, básico e genérico. Três palavras que resumem boa parte da experiência de assistir a Mergulho Noturno nos cinemas.

O filme Mergulho Noturno já está disponível nos cinemas.

Um comentário sobre “Mergulho Noturno | Crítica

Deixe uma resposta