Milk-Shakespeare
Milk-Shakespeare revisita clássicos Romeu e Julieta e A Megera Domada à luz de relações amorosas no século XXI.
Romeu e Julieta declarando sua paixão, mas em contraponto sendo interpretados por um casal de atores que vê seu casamento em crise, causada pela dificuldade de decidirem o futuro do seu filho. Petrúquio e Catarina, casal de A Megera Domada, contrastam com a amargura de uma relação longa e desgastada dos atores que dão vida a eles. É esse o Milk-Shakespeare que estará disponível gratuitamente no Youtube e redes sociais do projeto.
| BGS – Evento terá HyperX e FURIA em estande
Mesmo com 500 anos de diferença entre os personagens e os atores que os interpretam, os conflitos tiveram poucas mudanças, no que tange ao amor. Amar sempre foi e será um dos motes da existência humana. Temas como a paixão, o casamento, o viver junto, as expectativas individuais dos pares, os anseios de se
construir uma relação duradoura, a dificuldade de lidar com temas como o da sexualidade, da pulsão de amor e morte e as separações são alguns dos assuntos que o projeto intersecciona com uma dramaturgia contemporânea. O tema tem o objetivo de manter um diálogo com o expectador sobre as relações amorosas vivenciadas em épocas distintas.
Direção
Diretor artístico do projeto e ator, Alex Ribeiro, comenta que interpretar um personagem icônico da dramaturgia shakespeariana – Romeu – e ainda um ator – Pedro – vivenciando ambos na mesma história é sempre um presente para quem atua. “São personagens que nos permitem explorar paixão e amor, dor e conflito, entre outros sentimentos, com nuances bem interessantes. É um desafio, mas que todo ator e atriz gostam de experimentar.”
Fernando Guimarães, diretor de cena, diz que a importância de se trazer clássicos é uma necessidade de podermos entrar em contato com a profundidade humana. “Você encontra todos os sentimentos humanos passíveis de acontecer nos personagens de Shakespeare. Ele vai ser sempre, sempre, um representante da condição humana como ela é. Na minha opinião, Freud, Nelson Rodrigues e outros autores, beberam na fonte Shakespeariana. É o que me interessa numa peça de teatro, um conto, num filme. Eu gosto do homem e das suas idiossincrasias.”
A temática de Milk-Shakespeare, a narrativa e a concepção do trabalho são resultados de 15 meses de pesquisa do diretor artístico Alex Ribeiro, com colaboração de Fernando Guimarães e Adair de Oliveira – que assina o roteiro. “Não há muros que segurem o amor e o que o amor ousa fazer, ele faz.” Shakespeare
Onde?
Foram postados no YOUTUBE (27/07/2022):
- 03 episódios no formato de teatro-filmado;
- 01 “making off” do processo de gravações dos 3 episódios;
Postados no FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE (28/07/2022):
- 03 episódios no formato de teatro-filmado;
- 01 “making off” do processo de gravações dos 3 episódios;
Postados no FACEBOOK E INSTAGRAM (01/08/2022)
- 01 exposição virtual de fotos (15 imagens).