Os Encanadores da Casa Branca | Watergate pelos olhos da HBO
A minissérie Os Encanadores da Casa Branca já está completa na HBO Max.
A minissérie da HBO, produzida e protagonizada por Woody Harrelson e Justin Theroux, conta como seus personagens Howard Hunt e Gordon Liddy (respectivamente) contribuíram para a queda do presidente Nixon com o escândalo de Watergate, uma das maiores polêmicas da história da política dos Estados Unidos.
| Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Crítica
Tom inconstante
A minissérie deixa claro, logo de início, que nenhum nome foi alterado na produção, aproximando o telespectador da realidade. Espera-se então certa maturidade de roteiro, mas que a princípio não parece existir em muitos momentos. E talvez isso atrapalhe a minissérie, uma vez que ela tenta usar do bom humor ao mesmo tempo em que tenta contar uma história muito séria e conhecida mundialmente. Ddeixando-a perdida em um limbo de gêneros, onde ela parece se encontrar com o tempo, evoluindo a cada episódio. Porém, com apenas cinco episódios, “tempo” não é um luxo aqui.
Seja por escolha de roteiro, seja por escolha de elenco (ou talvez ambos) a inconstância da narrativa não passa batido. Woody Harrelson é um ator muito bom. Porém, são poucas as cenas em que eu me convenço de que ele foi a escolha certa para o papel. Ao contrário de nomes como Lena Headey e Domhnall Gleeson que parecem transcender seus personagens a outro patamar ao imprimirem uma identidade própria que convence sem esforço aparente. Em relação ao timing cômico totalmente desregulado do roteiro, pode-se dizer que ele pouco agrega, e muitas vezes cai no niilismo que desconecta o telespectador do senso de seriedade que a série parece querer passar.
Vale a pena?
É um pouco estranho pensar que a HBO é capaz de produzir uma minissérie com uma história trágica como Chernobyl. Que assusta e cativa, mas que também consegue produzir uma série que também impressiona, porém sem se levar a sério, permitindo-se ser mais descontraída, como Os Encanadores da Casa Branca. Para quem gosta de um drama político, esta minissérie é agradável e informa na mesma medida que diverte.