Turma da Mônica: Lições | Cinema Nacional ainda tem potencial
Em meio a um período em que é de consenso geral de ser uma época ótima para ser nerd, geek ou gamer. Somos brindados com várias adaptações nos cinemas; sendo assim, os fãs das mais variadas franquias tem sido agraciados com cada vez mais filmes. De fato, aqui no Brasil não seria diferente, uma vez que há uma grande franquia de quadrinhos nacional; Turma da Mônica é praticamente uma leitura obrigatória na infância de todo mundo. Dificilmente haverá uma pessoa que não gosta da obra de Maurício de Souza.
| Pânico é a continuação perfeita!
Afim de contemplar isso, Turma da Mônica: Laços em 2019 veio para ser a primeira adaptação live-action dessa turminha do barulho, e pelo fato de ser boa e bem aceita, obviamente tivemos uma continuação. Portanto, logo veio o anúncio de Turma da Mônica: Lições, com o desafio de mostrar algo melhor ou no mesmo nível, e o resultado não poderia ser um êxito maior.
Lições
Mesmo diante de todas as dificuldades que com certeza a equipe passou, foi feito um trabalho belíssimo. É de conhecimento de todos a fase pandêmica que estamos passando e obviamente isso reflete em todos os lugares; e no entretenimento não seria diferente. ‘Lições’ também foi uma produção que sofreu com adiamentos e após assistir entendi a real necessidade do lançamento desse filme.
Realmente, estamos tratando de lições, visto que o filme leciona para o espectador sobre o que realmente importa, como o amor, amizade e respeito. É quase impensável dizer que isso pode ser extraído de uma adaptação de uma Graphic Novel infanto juvenil, mas é a pura realidade.
Adaptação que não decepciona
Daniel Rezende conseguiu extrair de cada ator o refinamento máximo de atuação; com um roteiro que respeita bastante a obra original dos quadrinhos e ao mesmo tempo não põe informação demais ao ponto de te fazer desviar o foco da trama, temos aqui uma história cativante e que te prende do início ao fim.
As crianças estão crescendo, assim como os dilemas a serem enfrentados. A tendência é de que o terceiro filme seja melhor ainda; é notório o amadurecimento geral de uma produção para a outra, então já aguardo isso para a próxima adaptação da trilogia. Seja você adulto ou criança, adolescente ou idoso, não vejo como não rir, se emocionar, se apegar aos personagens e a história. Ainda assim, já advirto para a necessidade de lenços no final da história, vocês vão precisar.
Turma da Mônica: Lições é mais uma demonstração que o cinema nacional tem potencial para ser explorado se for bem tratado por pessoas sérias. Afirmo com tranquilidade, vemos aqui um filme em questão de adaptação, melhor que algumas das gigantes Marvel e DC.