CríticasFilmes

Zona de Interesse | Crítica

Zona de Interesse é uma nova perspectiva sobre o holocausto.

O mais novo filme que chega aos cinemas está indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2024. Além disso, traz uma proposta diferente do que o público está acostumado a assistir sobre a Segunda Guerra Mundial. Com um olhar um tanto intimista, Zona de Interesse mostra uma família alemã vivendo bem ao lado de um campo de concentração nazista. E não qualquer campo de concentração, mas o pior deles, Auschwitz, na Polônia.

| O Mundo Depois de Nós – Crítica

Forte, mas não visualmente

É importante destacar aqui para os telespectadores que o que as pessoas sofreram no campo de concentração. Sendo assim, não é mostrado em momento nenhum, o que é um artifício inteligente para não causar nenhum tipo de desconforto visual. Contudo, as atrocidades ocorridas no campo estão presentes de outra maneira, que também traz o óbvio desconforto (para quem sabe o que ocorreu, ou seja, todo mundo). Mas mantém a maturidade do filme além de ser condizente com a realidade da família que vivia ali, ciente e conivente com tudo.

Era horrível para quem estava do lado erado do muro que marcava a divisão do campo de concentração e da casa, e assustadoramente discrepante da realidade da família. É de fato interessante como esse estreito abismo é abordado.

Presença no Oscar 2024

Sobre as indicações que o filme recebeu no Oscar, são elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, e Melhor Filme Internacional.

Sendo bem honesto, não acredito que este filme seja favorito em nenhuma das cinco categorias, o que pode fazer com que Zona de Interesse saia de mãos vazias na premiação. Das cinco indicações que recebeu, Melhor Filme Internacional é a melhor chance do filme de vencer alguma categoria, apesar de disputar com A Sociedade da Neve que surpreendeu positivamente.

Sobre merecer ou não todas as indicações, creio que em algumas de fato existiam opções melhores de outros filmes que estão inclusive da premiação em questão, como Melhor Filme e Melhor Diretor.

Filme para todos?

Esse é o tipo de filme que não vai agradar a todos. Fato. Alguns poderiam até chamá-lo de “cult” devido ao seu perfil, e isso pode acabar selecionando um determinado público alvo para assistir a essa história. O que eu vejo como um problema, pois defendo que a arte e o cinema devam ser acessíveis a todos.

E a história em si não é para todos. Desnecessário dizer que há pessoas que podem não conseguir assistir a Zona de Interesse, principalmente aqueles pertencentes aos grupos que sofreram durante o período da Alemanha nazista. Novamente ressaltando que não é pelo que é exposto, uma vez que o filme se mostra extremamente responsável com o visual, mas sim pela atmosfera pesada criada no filme, e do horror inerente à época com alusões ao que ocorria dentro do campo de concentração. Dito isso, fique aqui o alerta para quem for assistir.

Zona de Interesse já está em cartaz nos cinemas!