Air: A História por trás do Logo | Crítica
Air: A História por trás do Logo – A energia de Just Do It em tela.
O novo filme de Ben Affleck mostra o acordo inédito que a empresa de tênis fez com um jogador cujas conquistas se tornariam gigantes no futuro, e o sucesso de sua carreira e da Nike com uma aposta que poucos fariam.
| O Urso do Pó Branco – A surpresa de 2023
Sintonia Roteiro-Elenco
O ex-Batman já tinha se mostrado um bom diretor em 2012 quando “Argo” conseguiu sete indicações ao Oscar 2013 e venceu três delas, incluindo Melhor Filme. Neste ano, Bem Affleck impressiona mais uma vez com um filme que esbanja excelência em vários aspectos.
Ainda que, por algumas vezes, eu sinta falta nesse tipo de filme de cenas mais dinâmicas como bem roteiriza Aaron Sorkin em seus filmes, aqui o roteiro adota um ritmo muito mais constante que também funciona muito bem. Sem atropelar os acontecimentos durante a narrativa e usando do elenco maravilhoso que tem a seu dispor. Então, a história se mantém intrigante, envolvente, leve e muito bem-humorada. O alívio cômico cirurgicamente usado não é sobrecarregado em um único ator, mas sim em diálogos e cenas muito bem construídas. Montadas e enquadradas para que o espectador consiga até rir em determinados momentos sem que a seriedade da história seja comprometida.
O sucesso da linha Air Jordan
É difícil dizer quem tem um grande destaque em “Air: A História por trás do Logo”. Nomes como Viola Davis, Jason Bateman, Matt Damon e Ben Affleck tomam conta da história insana de um “jogo de apostas”. Ou seja, tinha tudo para dar errado, mas que, ao abordar a genialidade das estratégias de marketing da empresa misturada a um tsunami de discursos motivacionais, que funcionam dentro do escopo e do roteiro, o filme se encontra como uma história autêntica e quase inacreditável de sucesso.
É importante destacar que o acordo feito pela Nike com o jogador era sem precedentes. A empresa se coloca em uma posição de extremo risco, em um cenário totalmente desconhecido pela indústria, e com um jogador que ainda não estava no seu auge. Tudo teria dado errado se Michael Jordan não tivesse correspondido às expectativas, mas poucos esperavam que ele fosse superá-las e, com isso, fazer da Nike uma das maiores empresas do seu ramo hoje graças à linha Air Jordan, a partir da qual a Nike obteve lucros inimagináveis e milionários ao longo dos anos. O filme aborda principalmente os bastidores da Nike para fechar esse acordo, e, para isso, abraça bem o slogan Just Do It, como esperado.
Oscar 2024?
“Air: A História por trás do Logo” tem todo o perfil que a academia aprecia para a premiação. Talvez seja cedo para dizer, mas eu acredito que este filme tenha boas chances na próxima temporada de premiações. O elenco aqui merece indicações (sim, no plural), bem como na parte técnica como trilha sonora e figurino que estão realmente lindos.