CríticasFilmes

M3GAN | Um alerta para os pais?

M3GAN já está disponível nos cinemas e promete “conquistar” a todos que assistirem.

M3GAN é uma maravilha da inteligência artificial, uma boneca realista programada para ser a maior companheira de uma criança e a maior aliada dos pais. Projetada pela brilhante engenheira robótica Gemma, M3GAN pode ouvir, assistir e aprender enquanto se torna amiga e professora, companheira de brincadeiras e protetora da criança a quem está ligada.

| Esquema de Risco: Operação Fortune – A fórmula de Guy Ritchie

AFETO FAMILIAR

M3GAN traz um tema interessante e em muitos casos realista. Atualmente existem diversas situações de crianças que são completamente apegadas na tecnologia. Muitas vezes devido os pais não ligarem para o uso de celulares e computadores. Mas, também existe os casos onde o apego é devido a ausência dos pais. Muitos crescem carentes e na maioria das vezes precisam apenas um abraço ou apenas 05 minutos de diversão com seus pais.

Sim, a rotina adulta não é fácil, temos nossos afazeres, trabalhos e diversos compromissos. Mas, se você tem filho (a) você precisa colocar como obrigação ter um tempo pra eles, fazer parte da vida deles e mesmo que da forma mais simples: se mostrar presente.

Cady (Violet McGraw) está em um momento delicado e agora mais do que nunca precisa de alguém ao seu lado. Seja para te ouvir, brincar ou apenas para um simples abraço. Gemma (Alisson Williams) tem essa responsabilidade, mas talvez não seja tão fácil com a sua rotina de trabalho e responsabilidades.

Critica M3GAN - Universal Pictures - Pipocando Noticias

Então, a boneca é a opção escolhida pela engenheira robótica Gemma, para ajudar a sua sobrinha a passar pelo momento delicado após acontecimentos marcantes. Porém, será que uma boneca (mesmo que incrível) seja a melhor opção para um vínculo familiar pra uma criança?

TECNOLOGIA

Só de pensar que muitos anos atrás a diversão de muitos era um aparelho que fazia o som dos animais (“Seu Lobato tinha um sítio, ia ia ô”). Brinquedo esse que era febre com a criançada de várias idades, divertido e ainda ensinava. Porém, nos dias de hoje, tivemos um avanço TREMENDO na tecnologia e as opções de brinquedos vão evoluir ainda mais. Quer dizer, brinquedo não, aparelhos eletrônicos, ou a mais popular: o celular.

Emma uma engenheira bem sucedida precisa de uma nova ideia, um novo brinquedo para substituir o sucesso de sua empresa que agora é vendido pela concorrência muito mais barato. M3GAN, é um protótipo milionário criado por ela sem o consentimento do seu chefe. Ela decide arriscar em uma ideia que iria mudar a vida das pessoas.

Critica M3GAN - Universal Pictures - Pipocando Noticias

M3GAN (Model 3 Generative Android) uma boneca acompanhante programada a se adaptar e observar padrões até estar completamente conectada com sua dona. E ainda agir por conta própria quando julgar necessário. Objetivo: proteger e sempre fazer o dono (a) feliz. Será que isso mudaria o mundo??

TIKTOKER DOLL?

M3GAN despertou a curiosidade de todos após lançamento do seu trailer e ainda com a dancinha “tiktoker” divulgada. Motivo esse que atraiu a galera dessa geração e ainda fez com que a idade necessária para assistir diminuísse em seu lançamento.

Já temos um histórico de boneco/boneca nos cinemas (Chucky/Annabelle) trazendo um peso e certas exigências (ou grandes expectativas) do público. Eu particularmente fui um dos que criou grande expectativas para o filme, com o desejo de um bom terror ou suspense, gêneros esses que me atraem muito.

Porém, de forma inteligente, o filme não chega a ser sangrento ou até mesmo tenso como esperado. Mas, traz uma visão (ou até mesmo lição), colocando em jogo a tecnologia e vínculo familiar, citado no início deste texto. Emma precisa cuidar de sua sobrinha e isso parece ser mais difícil do que criar brinquedos inteligentes. Criar um relacionamento com alguém não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de crianças (ou pessoas) que não temos certo vínculo ou até mesmo após algum trauma.

Com isso, o filme nos mostra como é fácil conquistar (dominar) alguém com a tecnologia, deixando a pessoa totalmente dependente. Em suma, mesmo com as expectativa balanceada, eu curti o filme e assistiria de novo. Temas interessantes e em sua maneira é divertido.

M3GAN vai te mostrar de forma clara como o vínculo familiar é importante e como a tecnologia mesmo sendo necessária pode se tornar perigosa com o seu avanço (se já não for).

2 thoughts on “M3GAN | Um alerta para os pais?

Deixe uma resposta