CríticasFilmes

Velozes e Furiosos X | Crítica

Velozes e Furiosos X: O começo do fim para a família Toretto.

O décimo longa da franquia “Velozes e Furiosos” já está em cartaz nos cinemas. O longa que promete começar a encerrar a franquia, que teve a sua história fragmentada em três filmes, traz algumas novidades para a franquia. Sendo assim, enquanto algumas dão certo, outras vão na contramão do acerto. A fórmula básica do que faz Velozes e Furiosos ser uma franquia tão popular, continua lá. Aparece um vilão hiper ameaçador ligado ao passado de Toretto, esse vilão ameaça a família e a equipe precisa se virar para combater essa ameaça. Porém, o que faz o vilão de Jason Momoa melhor que seus antecessores, além de mais três filmes para contar o seu arco, é o nível de ameaça que ele representa.

O INÍCIO DO FIM

Sendo assim, interpretando Dante Reyes, Jason Momoa entrega um vilão extremamente caricato, vingativo, violento e extremamente estrategista. Todos os obstáculos enfrentados por Toretto e sua família são friamente calculados pelo vilão, mesmo que sua motivação seja muito parecida com a dos últimos vilões de Velozes e Furiosos.

Jason Momoa assume o papel do vilão dominante no filme, que se finaliza em mais duas partes. Velozes e Furiosos arrisca ao tentar abordagens inovadoras para a franquia, porém, poderia explorá-las com mais profundidade para um resultado ainda mais empolgante.

Velozes e Furiosos X - Crítica

É nessa tentativa de tentar sair do “mais do mesmo” que a história do filme acaba se perdendo. Ao fragmentar a história para ter mais filmes, o roteiro simplesmente se perde. Não existe a menor necessidade de fazer mais dois filmes para concluir a história iniciada em Velozes e Furiosos X. Por mais que Dante Reyes seja um excelente vilão, a história do filme se resume em uma grande perseguição para fazer Dominic sofrer, porém quem sofre mesmo é a história, sendo tão esticada apenas para gerar mais receita.

Tentando prever o que vem ao final da estrada em Velozes e Furiosos, parece claro que as últimas partes da franquia vão tentar uma “jogada Ultimato”, com uma sequência final grandiosa e cheia de personagens antigos da franquia, e por mais que isso seja muito legal para os fãs, não havia a necessidade de esticar tanto a história para isso.

Deixe uma resposta